Translate (tradução)

sábado, junho 13, 2009

OS PALANCAS, O SONHO DO TI-MANEL E O NOSSO


Malanjino é “gajo vivo” em qualquer parte do mundo malanjino é malanjino. Procura amealhar um pouco mais e se possível não paga a renda de casa. O Malanjino constroi habitações, sonhos e riquezas também. O malanjino é por si só diferente do seu filho kibalista e do neto mbalundu*

Mas é do Ti Manel Zé de que vos falo hoje. O Ti-Manel (na foto) é vivo tipo malanjino. Trocou a reputação no Al Ahli do Egipto, terra de reis de renome, pelos nossos Palancas que também são de malanje e terra dos reis Ngola (ou mentira?).

Nessa sua nova roupagem de “pastor de bi-pedes omnivóros” o Ti-Manel, que é de Malanje do Putu, nada mais fez do que trocar a fama/reputação que tinha no Nilo por dinheiro do Kuanza. Ku Malanje Kitadi iango (em Malanje o dinheiro é capim). Assim é que o Ti Manel aceitou vir sem mais olhar atrás/pestanejar. E a mordacidade do Ti_Manel pelos nossos Kuanzas foi bem patente que para lhe aceitarmos de graça até espectou kibiona no cú do árabe que foi o antigo patrão dele.
Casa de favor já lhe deram. Dinheiro na conta já entrou. Uns kuanzas bebe e outros Kuanzas come, mas o resultado ainda não vimos. Amanhã mesmo, domingo santo 14.06.09, será o teste do Ti-Manel, o português de katepa de lá. Queremos ver e saber se os manos todos que passaram no pasto dos Palancas eram buazezas** ou o Ti-Manel, ele que é malanjino de Putu, é que sabe o caminho do capim fresco de Kangandala. Queremos ver se o que falta aos nossos Palancas é a garra do macho que lidera a manada ou se é o curral, na hora de planear o dia-seguinte, que está a meter água tipo Kalandula. Vamos ver se o dinheiro que o Ti_Manel já começou a comer é mesmo de suor ou se é de favor.
E o Ti-Manel vai ter de mostrar que ele é palanca macho amanhã, depois de amanhã, dias vindouros, até ao CAN!

*Os Kibalas descendem dos malanjinos e os ndulo e mbalundu dos kibalas (ver VINTE e Cinco e MALUMBO).
** boelo, burro, fraco, impotente...

Luciano Canhanga

1 comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, Canhanga! Espero que estejam a ter um bom weekend.

Quanto à questão Love e Man'Zé, agradecia só que não nos incluissse entre os "advogados por causa própria". Só não inlcui o David por falta de certeza nos dados - como disse da outra vez, não sou tão "seguidor" do desporto, havendo por isso detalhes q me escapam. Nossa intenção foi mesmo desencorajar esse erro de comunicação (ou de atitude?) do outro.
Abraços e juntos!