Translate (tradução)

domingo, janeiro 03, 2010

"MAL AMADO DE MANEL ZÉ" SALVA HONRA DOS PALANCAS


Terminou esta tarde (03.01.10) em Portugal o período de preparação da nossa selecção nacional de futebol que deverá participar do CAN, organizado em casa, do qual se espera um resultado que supere a segunda fase conseguida no Ghana em 2008, sob comando de Oliveira Gonçalves.

No jogo derradeiro, hoje, Angola viu-se ultrapassada no resultado pela Gâmbia, no quarto minuto, tendo a honra sido "lavada" pelo até então "mal amado" do técnico Manuel José, o jogador do Valladolid de Espanha, Manucho Gonçalves, que empatou a partida aos vinte e nove minutos.

De um total de catorze partidas realizadas sob comando do português  Manuel José,  os Palancas Negras venceram apenas por duas vezes (Togo e Malta), empataram dez vezes com a Guine-Conakri, Camarões, Senegal, Cabo Verde, Congo Brazzaville, Ghana, Gâmbia, Louletano (segundo escalão português), Olhanense e Naval 1º de Maio (principal liga lusa) e perderam dois jogos contra o Portimonense e Estónia.

Olhando para as contas dos seus antecessores, arrisco-me a dizer que se Manel Zé não ficou atrás de Mabi de Almeida em termos de maus resultados, já não se lhe pode dar o mérito conseguido por  Oliveira Gonçalves, o homem que não só nos levou ao Mundial de 2006, como também nos levou à segunda fase de um Campeonato Africano das Nações.

Faltando seis dias úteis para o nosso onze nacioanl "alimar as últimas arestas", já no país, seria de todo útil que o comandados de Manuel José conhecessem o piso em que vão jogar e se habituassem ao clima de Luanda, palco das "hostilidades", já que clima e estado do relvado foram as desculpas mais apresentadas pelo treinador luso para explicar os seus desaires na Europa. Por tudo o que disse, resta-me desejar que o pastor Manel Zé consiga levar o "nosso rebanho a bom pasto" e devolver aos angolanos a alegria que há muito nos foge no que ao futebol diz respeito.

Não sendo dos mais fanáticos adeptos dos actuais Palancas, nem dos mais acérrimos cépticos, quero também esperar que o "rebanho" reencontre a alma e vença tudo e todos que se lhe atravessem o "caminho verde" do Estádio 11 de Novembro, a partir de 10 de Janeiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Manuel José somou mais um empate, desta vez diante do Mali, no jogo inaugural da 27a edição do CAN que se realiza em Angola.