Translate (tradução)

quinta-feira, novembro 18, 2010

UM OUTRO ROSTO PARA CASSAI SUL

Cassai Sul é a sede da comuna com o mesmo nome, do Município de Muconda, Lunda Sul, na margem do rio Cassai fronteiriço com a província do Moxico, através do município do Luau.

Aqui, no tempo Tuga, "havia (segundo relatos de quem lá nasceu), um aeródromo militar e um grande quartel" que serviam para manter a fronteira e conter o avanço dos independentistas do MPLA também tratados pelos tugas por "turras".

A guerra e o isolamento levaram a localidade  ver quase tudo a desabar, embora persistam ainda alguns edifícios antigos como a escola, a igreja em reconstrução, o hospital local, o tanque de elevação de água, o ex-posto (onde os sobas levavam palmatoadas dos sipaios bufos), etc.

Foi bom ter viajado com um homem na casa dos quarenta e nasceu na localidade que no dia 09.11.2010 viu ser inaugurado um fontanário para minimizar a procura de água.

A poucos metros da saída para o Moxico, foi reerguida a grande travessia de betão sobre o Cassai, ligando Cassai Sul ao município do Luau.

Governantes do Poder Central,  províncias da Lunda Sul e Moxico, público local e convidados testemunharam estas realizações que conferem dignidade de vida a mais angolanos do interior.

Testada a Ponte, seguimos ao Luau, onde as velhas carruagens, gastas pelo tempo e danificação humana, guardam ainda lembranças do tempo que foi bom: a ligação ferroviária entre o Lobito e Luau, seguindo para o Ex-Congo Belga. 

1 comentário:

José Manuel disse...

Vivi no Cassai em 1970/72, como Alferes Miliciano da Companhia de Caçadores 2696 (com sede em Nova Chaves/MUCONDA), do Batalhão 2911 (com sede em SAURIMO).
Comandei o, então, Destacamento (grande quartel?!….9 desde Novembro de 1970 a Janeiro de 1972.
Construi uma nova pequena aldeia (para os GE´s - Tropa Indígena comandada pelo José Cachica, com o Pascoal,o Cambuta,etc) e a pista militar era uma má picada com altos e baixos e que as crianças e os animais utilizavam para passar, brincar, etc). Construi , na aldeia do GE´s uma "Sala de Culto" para Católicos e Protestantes /que a utilizavam em horários diferenciados). Lembro - me dos Jovens Cassai e mulher, "Agostinho Neto" (creio que neto do Soba Carimbula, lembro -e do Soba Choge, do Soba Sacambunge (e do seu Sobeta "Minhau"), do Soba Sacaluila, do Soba Capele Quesse, do Soba matxicuata, do Soba Samugimo, do Soba Bumba, enfim de tantos e tantos com quem, então convivi. Os GE´s de Nova Chaves comandados pelo Levu Levué. Os Catangueses da Companhia que esteve algum tempo no Cassai, comandados por um Sargent Major e com um telegrafista Charles sobrinho do Moisés Tchombé….Era, então, o Alferes Calado (a quem os militares chamavam julgando que ele/eu não sabia: O BATRE CHANAS". Tempos difíceis mas fiz na tropa 21, 22, 23 e 24 anos, dos quais 22, 23 e 24 em Angola….José Manuel Madeira Calado