Translate (tradução)

sexta-feira, janeiro 14, 2011

XÁ-KASSAU AINDA: A CHUVA TENTOU MAS NÃO ESTORVOU

Dia 04.01.2011, cerca de 13h30'. O grupo musical Sassa Cokwe Bob kamará estava em palco para mais um número do seu repertório. De repente o céu fechou-se de camada preta e, rapidamente, começou a gotejar. Alguns pingos furavam a cobertura de ráfia sobre o sombreiro montado de improviso para a actividade política.

Quando todos, os da bancada de honra e os populares à volta, se preparavam para abandonar o local e procurar por um refúgio, ouviu-se no meio da multidão uma voz a questionar:
- Aqui não há soba?

À pergunta seguiu-se um silêncio momentâneo e de seguida a chuva que vinha ameaçadora abrandou e tomou "outro caminho". Caia chuva visível a 50 metros dali. Mas o local do comício estava seco. Completamente sequinho. Os cientistas físicos têm uma explicação para o fenómeno. "A chuva não cai simultâneamente em todo o território. Há sempre zonas de fronteira", mas os que acreditam em forças ocultas e no poder da "magia negra" também dizem-se possuidores de "técnicas" metafísicas. Sejam quais forem os argumentos, o mais importante é que não choveu e a festa continuou animada pela música de discoteca e dança Cyanda executada por um grupo da comuna de Xá-Kassau.

Sem comentários: