Translate (tradução)

terça-feira, maio 03, 2011

OS ESTRANGEIROS E EU EM TERRA ALHEIA

É domingo, estou na Igreja e assisto a uma discussão, com nervos à flor da pele. Um dos irmãos que é responsável distrital pelo canto (música religiosa) fez, há uma semana,  correcções que caíram mal a um grupo doutros irmãos locais (naturais daqui). O homem que fez a sugestão para a mudança de alguns procedimentos, que na sua visão não se encaixam no Manual da Doutrina Metodistas, tem outras experiências, outros conhecimentos e práticas do Metodismo vindo da América com William Taylor (18.03.1885)... Mas os outros não o perceberam e fizeram outras analogias com países que ficam a Leste de ANGOLA onde os cultos se parecem a shows musicais...

- "É a nossa cultura em evidência. Os do Leste festejam, cantam e dançam... mexem o corpo. Alegram-se. Os cultos são demorados. Sempre fomos assim. Etc. Etc..." Só faltou dizer que a "Igreja é nossa" ou que "aqui mandamos nós" e os nossos hábitos...

Pior de tudo foi que o homem julgado em plena junta estava ausente, sem se poder defender das inúmeras acusações que lhe eram feitas... Olhando para os que não se expressam em português, a língua deixada pelo colono em Angola para fazer do país nascente uma Nação, fica-se sempre com a falsa ideia de se estar perante estrangeiros, mas a coisa pode não ser bem assim. Em território "Leste", pude ver que estrangeiro sou eu. Eu que também pensei um dia, tal como o meu irmão malanjino, na uniformização da doutrina e rituais de culto dos Metodistas Unidos, ignorando os hábitos e diferenças culturais dos povos do leste/nordeste de Angola onde a falta de bibliografia devia apenas levar à tradução de livros, mantendo-se tudo como é em Luanda, no Huambo, no Namibe, em Catete, e noutros pontos onde se olha para a pauta antes de se entoar o hino…

Notei que muitos se sentem (re)colonizados pelos ambundu e estão dispostos a salvar a honra com tungos e tufos, se for possível... Outro chegou mesmo a sugerir que o pastor dirigisse dois cultos: um para os do Leste (locais) e outra para os vindos doutras paragens (ambundus e ovimbundu) que defendem o Metodismo segundo a doutrina.

E quem fala abertamente em tungos fala (pensa) em surdina em muito mais. Senti que apesar de uns estarem a favor desta ou daquela forma de cantar todos são um corpo etnico que se expressa na mesma língua para que outros fiquem a "ouvir navios"… Porquê se em português todos nos entendemos?
... E, mais uma vez se provou que é mais estranho o ambundu do que o Zairense com quem se partilha a língua local, ou seja; a língua local é mais unificadora do que a portuguesa, mesmo que sejam pessoas de países diferentes (Angola e RDC).

Vamos procurar um metodismo à medida das ovelha!
Que haja muitos Miguéis.
Que vivamos unidos na diversidade, com nossas diferenças...
Que Deus nos ilumine!

AMEN!

2 comentários:

Jair disse...

Soberano canhanga
Sustive por algum tempo o ímpeto de quebrar a auto reclusão em comentar artigos em blogs ou outro sitio qualquer em consequência de certas movimentações que se aceram ao meu arredor e que em muito tem precipitado o reavaliar cabal e consequente do grau de maturidade democrática e de dialgo sinceiro por parte de muitas pessoas que mesmo sendo uma na blogosfera o seu modus operandi periga a liberadade de pensamento, de expressao e outras liberades dos outros ao ponto de porem em causa a propria vida de muitos como eu que mesmo nao sendo ingênuo frontalmente refutamos as inverdades nas verdade deles e dos seus patroes. No entanto a necessidade de repor a realidade dos factos publicados neste artigo mesmo que o meu comentario seja feito tomando como absolutamente viridico o ponto de vista do blogger, movido pela obrigacao moral de esclarecer situacoes relacionados a cristianidade, objectivando o previnir do recalcar de sentimentos em pessoas que sendo irmao em cristo (julgo eu) e da mesma denominacao que devem ter responsabilidade e sensibilidade com o sentimento do outros e maturidade em saber que roupa suja lavasse entre paredes evitando assim jehad electronicos, sendo eu profundamente cristao, genuinamente angolano e nordestino por exelencia e sobretudo, solemente apresento as minhas consideracoes em relacao a materia em causa.
a igreja de Deus vivo seja ela da era primordial ou a dos nossos tempos teve sempre os seus problemas. Muitos destes problemas estam relacionados com a propria natureza dos homens. Convinhamos que nas igreja e o sitio adequando para os doente encontrarem-se com o medico dos medicos. A situacao que o nosso hospede no tras a reflecao nao É novo nem É exclussividade dos metodistas nordestinos, a igrejas dos nossos atempassados no pico da sua heroica historia de testemunho de fÉ foi comfrontada com um problema flagrante de descriminacao que consistia no melhor tratamento das viuvas hebreas em relacao as outras viuvas que eram helenistas (actos 6.1). o murmúrio dos helenista , post do soberanos ou tribunal dos metodistas nordestinos por mas legítimos que tenham sido os seus argumentos pecaram por defeito perante a lei de Deus, perante o comportamento discriminatório de Pedro para com os gentios na presença dos Judeus Paulo o aposto frontalmente o repreendeu, perante o comportamento do nordestino o soberano fez um post que nenhum dos participantes terá a possibilidade de o Ler e questionar o mesmo, (fico também eu sem saber do ponto de vista de reconciliação entre irmão qual e o alcance deste post.) a bíblia em Mateus 18. 15 nos ensina que se teus Irmão pecar contra ti vá e fale com ele se te ouvir terás ganho um irmão, um dos grandes problemas que denoto neste post em uma gritante falta de sentimento de pertença e de irmandade do blogger em relação a uma comunidade que devia por forca do poder de Deus e do evangelho ser sua, e deprimente constatar que mesmo sendo filhos do mesmo pai ainda nos vimos sob o prisma de nos do leste, irmão malajino, de blocos tribal ou zairense. Terá a política nos endurecendo os corações de tal forma que o transformador evangelho do nosso senhor Jesus Cristo e a sua morte na cruz não pode mas penetrar nele?

Jair disse...

rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocaçäo com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidäo, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocaçäo; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que näo andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignoráncia que há neles, pela dureza do seu coraçäo;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissoluçäo, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós näo aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e näo pequeis; näo se ponha o sol sobre a vossa ira. Näo deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, näo furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mäos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Näo saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificaçäo, para que dê graça aos que a ouvem. E näo entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redençäo.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Ate porque e bilbico que, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircunciso, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto revestiu-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E finalmente que irmaos que a palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
Referencia bíblicas
Gálatas 6 Filipenses 4 1 Coríntios 3 Colossenses 3 Salmos 4 Filipenses 2