Translate (tradução)

quarta-feira, abril 06, 2011

TUGAS AOS TUNGOS


Sede do parlame
nto Tuga

Ponto Prévio: Quando os tugas, alguns como aquele com quem tive uma rija rixa na Universidade Católica de Lisboa em 2005, falam de Angola referem-se aos "corruptos" dos detentores de cargos políticos, à miséria sem limite e a outros males que a Tuga até os vive e em demasia, nalguns casos. A debruçar-me sobre a Tuga, falarei do geral. Daquilo que a própri a Tuga me tras à casa via TV e jornais online.

Tungos. Isso mesmo. Porrada! É o que assisto nos discursos, ora mansos ora inflamados, dos polítcos tugas. Os mwadyés estão fodidos de massa. Sim, pensei mesmo massa, kumbú, mola (como se diz em Moza).

Estando sem bufunfa (dinheiro), os tugas entraram naquilo que deixaram por cá: casa sem pão todos se arreliam e nunguém tem razão. E vejo agora um Pedro a Passos de Coelho e um Zé (que vê) Só Crate(ra)s por onde passa. E, os niggas passam a vida e se bifarem sobre quem é melhor e quem é pior nas ideias e nas promessas "vazias". Os tugueses entraram em banca rota. Estão piores que um nosso vizinho que quando vem cá visitar o Ti-Zé, dizem que manda esvaziar o Banco Central e traz consigo a massa toda no avião, para que em caso de destituição pelas costas, o novo inquilino fique sem dinheiro para (des)governar. E já se ouve na Tuga que "queremos mentiras novas"

Mas é sobre os nossos kambas figadais que me refiro. Agora é o Zé-Dú de lá também já se biffa com o boss das finanças sobre quem vai fazer o kilapi. O mwadyé das finanças jé disse: "por abuso de nos chumbarem o PEC não vamos mais governar e estando apenas à espera de quem se vai sentar nas cadeiras que vamos deixar  também não vamos nos kilapar, porque o kilapi ainda pode servir de bode espiatório".

Mas na verdade os tugas precisam é dum bom bode respiatório.Um bom bode com bué de tomates que leve para lá alguma respiração monetária, senão ficam todos "fodidos"!

Sem comentários: