Translate (tradução)

terça-feira, janeiro 31, 2012

VIA EXPRESSA: PARA A MORTE?

Sim. Isso mesmo.
Não pode haver outras designacoes que não nos levem à ideia de que as vias expressas que se constroem em Luanda são pensadas para facilitar a morte dos pedestres.
Reparem que:
- Na Avenida Deolinda Rodrigues (Luanda/Catete) a iluminação pública termina na Ex- FILDA. De lá em diante é só escuridão.
- Na mesma Avenida, as passagens superiores ("pontes aéreas" como são conhecidas) estão colocadas em intervalos de 5 Km, inexistindo outros sinais de transito que facilitem as travessias, como semáforos e/ou passadeiras marcadas no pavimento.
- Na Avenida Comandante Loy (Shoprite/Palanca/Golfe II/Gamek/Benfica) existe apenas uma passagem superior junto à Vila do Gamek e contam-se as passadeiras marcadas no pavimento. Quando, tratando-se de uma via contruida para um transito rápido, deviam ser colocadas mais passagens superiores.
- Na dita "auto-estrada" de Cacuaco ao Benfica, pior ainda. Nem passadeiras, nem semáforos, nem iluminação, nem passagens supeiores nem nada. Quem, de bom senso, por lá passa se entristece ao contar o número de cães atropelados, o que leva a pensar quantos homens estarão a ter a mesma sorte, e quantos carros acidentados ao longo da via construída para ser rápida, contudo sem iluminação.

E dePois lá vem a polícia a erguer o dedo acusador apenas aos pedestres, como sendo os culpados dos muitos atropelamentos ou os condutores com formação deficiente. E o Estado/Governo/Quem-de-direito onde anda?
   

1 comentário:

Edson Macedo disse...

de facto essas estradas passaram a ser mesmo só e apenas a forma mais rápida de se morrer.
Mas o que fazer se as passagens superiores para peões são há uns tempos para cá elas também mercados? O que fazer se muitas delas também ficam encharcadas de água quando chove? Por onde se irá atravessar?
O que falta mesmo meu amigo, é GOVERNO. É ESTADO.
Infelizmente, quem governa tem fazendas com gatos escondidos embora todos eles com rabos de fora.
Deve ser por isso que quem faz as estradas nem se preocupa em reparar que os retornos também estão ou mal feitos ou distantes demais entre uns e outros.
Alguém se preocupa com isso???? Claro que não. Afinal a conta desde que tenha movimento...!!!