Translate (tradução)

segunda-feira, junho 25, 2012

LIBOLO RECEBE SOBERANO

A escadaria da fortaleza de Kalulo foi o lugar escolhido para a apresentação do Soberano Canhanga que tinha na bagagem duas obras literárias: "O Sonho de Kaúia", romance cujo enredo se desenvolve à volta da municipalidade (Libolo) e Luanda  e "Manongo-Nongo", contos infanto-juvenis que se desenvolvem um poruco por toda Angola (do Lobito ao Lwaw e do Kunene a Kabinda, como diz o autor).
Soberano Canhanga, que  é natural da Munenga, aproveitou ainda a ocasião para ofertar à biblioteca municipal exemplares das suas obras.

E os motivos não foram de menos para a escolha  dia 23.06.2012: Kalulo assinalava a 12ª edição das festas da vila enquanto em Luanda o Recreativo do Libolo vencia o ASA (futebol, 1ª divisão) por 0-1.
"Embora soubesse de antemão que Kalulo não compre muitos livros dado a baixa densidade, quando comparado com outras cidades, devido aos os baixos níveis de literacia e também os fracos hábitos de leitura, viemos aqui para cumprir dois desígnios: a obrigação moral de trazer o livro aos conterrâneos e valorizar a minha terra e dizer aos jovens que os libolenses também podem. É uma forma de incentivar aqueles que cá estão a fazer o mesmo", disse em entrevista à TPA-Kwanza-Sul.

Foi bom ver jovens locais a confabular com o autor, contando estórias e História do Município e da província do Kwanza-Sul e trocando experiências.

A deslocação a Kalulo teve um valor simbólico que transcendeu às vendas. Foi o reencontro com a terra e a apresentação de duas obras escritas por um "mon´a-bata".

Sem comentários: