Translate (tradução)

segunda-feira, outubro 01, 2012

INDICADOS DIZEM "SIM" A JES E TOMAM POSSE PARA GOVERNO

Tal como eu previa, ninguém disse não ao Presidente José Eduardo dos Santos, que anunciou uma lista indicativa, na última sexta-feira, para consultas aos indicados para Ministros e Governadores provinciais.
Todos disseram sim e, assim, os Ministros de Estado, Ministros e Governadores provinciais tomam posse hoje, 01.10.2012, para um Governo de 5 anos que se estenderá até às eleições de 2017.
A nota que desperta a atenção é que desta vez José Eduardo dos Santos indicou poucas mulheres para o seu (já longevo) governo, quando comparado com os números do anterior Executivo.
Segundo uma apreciação, bem feita pelo Drº. Agostinho dos Santos “Kimbito”, na sua página do Face book, de 35 Ministros apenas 8 são mulheres perfazendo 22,8%. Já ao nível dos Governos das províncias 16 são homens e apenas duas são senhoras que lideram a Lunda Sul e Cabinda.
 
Quanto aos nomes e suas posições anteriores, nada de novo. São pessoas já experimentadas na governação de JES que mudaram apenas de posições na “quadra de jogo”. Ou eram Ministros e mudaram de Ministério, ou eram Vice e passaram a titulares ou eram Directores nacionais e passaram a Ministro (Comunicação Social). Muitos mantiveram os seus postos.
Esse Terceiro Governo eleito (1992, 2008, 2012) é o primeiro de um presidente eleito, pois apenas agora, 37 anos depois da independência de Angola de Portugal é que Angola tem, de facto, um presidente sufragado pelo povo. JES, que ainda pode ser reeleito para um segundo mandato (segundo a constituição), está há 33 anos como presidente, cargo que ocupa desde os seus 37 anos.

Sem comentários: