Translate (tradução)

domingo, março 10, 2013

POR QUE NÃO NOMEAR EM VEZ DE NUMERAR RUAS DE LUANDA?

OLHANDO BEM,

Não tem o mesmo valor  denominar uma rua com a letra "F" ou atribuir-lhe o topónimo "4 de Abril" que tem um significado especial para Angola. A primeira forma é apenas uma letra. A segunda se refere ao dia em que se assinou a paz para Angola, depois de 4 décadas de guerra.

Na antroponímia bantu os nomes têm significados (épocas ou períodos especiais, homónimos de familiares ou personagens que nos marca(ra)m, etc.). Defendo que tal deva acontecer em relação aos topónimos, visto que há muitos heróis (vivos e defuntos) por homenagear.

Este exercício vem a propósito do que tenho estado a constatar nas Novas cidades que se erguem em Angola (destaque para Talatona, Nova Vida e outras) onde em vez de se nomearem as ruas, elas são simplesmente numeradas ou ainda nomeadas por letras.

Numa altura em que muitas ruas com topónimos do tempo colonial, que homenageavam homens que contribuiram para a nossa desgraça, ainda estão nomeadas como fazia sentido ao colono, existindo outras renomeadas mas com nomes soviéticos e ou comunistas como Lénine, Karl Marx, Engels, etc., não será inoportuno perguntar se estarão em faltam nomes em Angola dignos de serem atribuídos às ruas das novas urbanidades?!

A professora Gabriela Antunes, por exemplo, tem o seu nome atribuído a uma rua de Portugal, não acontecendo o mesmo em Angola. Terá ela contribuido mais para a afirmação de Angola e dos angolanos ou de Portugal? Isso para não falar de políticos, escritores, jornalistas, economistas, músicos, sacerdotes, juristas, filósofos, autoridades tradicionais, heróis da resistência, antigos combatentes e veteranos da pátria, kandongueiros, mágicos, médicos, etc.

Lendo o Vº volume do livro "Agostinho Neto e a independência nacional" pude aprcebere-me, de acordo com documentos da PIDE arquivados na Torre do Tombo e reproduzidos no citado livro, que já em 1972, o Presidente do conselho militar do Ghana tinha ordenado que praças e ruas de Accra tivessem nomes de figuras africanas que lutavam pala independência dos seus territórios. São citados, Agostinho Neto, Holden Roberto, Amilcar Cabral, entre outras figuras.

- Quem me pode dizer onde fica a "Rua Holden Roberto", em Angola, só para citar este nome da luta de libertação de Angola?

Figuras nomeáveis, acho que há uma lista infindável. O quê que falta para se atribuirem nomes de figuras nacionais às ruas das Novas Centralidades?

Sem comentários: