Translate (tradução)

terça-feira, outubro 15, 2013

O HOMEM E A PROVÍNCIA DE QUEM SE FALA


Começou a ganhar visibilidade ainda nos tempos da senhora guerra, quando ainda coronel, manteve encontro, algures no Moxico, com a chefia militar da rebelião. Daí em diante, fez três coisas: Diplomacia (enquanto negociador), política e negócios )enquanto empresário).
Depois de Vice-Ministro sem Pasta passou a Vice-Ministro da Administração do Território, tendo-lhe sido, posteriormente, confiado o governo de sua província natal, o Kwanza-Sul. Começou com os Festi-Sumbe e outras realizações. Na Kabuta, comuna do Libolo,  ergueu uma grande fazenda que já produz vinho tinto, completamente made in Angola.
Ao tempo de Ministro das Obras Publicas foi apelidado de “Todo-o-Terreno”, dadas as suas qualidades frontais em encarar os problemas. Com ele o país se tornou pequeno e a circulação rodoviária um facto.
Teve passagem por Luanda, onde dirigiu a Comissão de Gestão, naquele que terá sido o seu consulado menos brilhante, fazendo-lhe companhia Tony Van-Dúnem e Job Capapinha.
No Parlamento falou pouco (ele é homem de obras e de poucas palavras, dizia-se). Foi agora, ao que se dizia, despachado para as “Terras do Fim do Mundo”, onde se pensava que seria o desterro do veterano combatente. Ledo engano.
Higino, à frente.
Higino Carneiro está a fazer do Kwando-Kubango a província de que mais se fala no presente e para onde estão viradas as antenas do Executivo Nacional que pretende diminuir as assimetrias entre as províncias do litoral e aquelas mais afastadas da costa atlântica.
Aos poucos, o KK vai mudando. O dinheiro do Estado e dos empresários vai afluindo ao KK e as pessoas vão descobrindo que nem tudo é mato. Há também oportunidades de fazer dinheiro, vida e riqueza. Agricultura e pecuária, as infraestruturas, a educação, a saúde e a reinserção social, a indústria mineira, o turismo com realce para o projecto KAZA – Área de Conservação Transfronteiriço Okavango – Zambeze são as grandes apostas do "sempre em frente" Higino Carneiro. E é isso que o homem que nasceu no Libolo vai fazendo no seu novo consulado.
E, por mais incrível que pareça, Libolo e Kwando-Kubango possuem rios homónimos, o Longa. No Longa do Libolo, Higino e parceiros ergueram uma fábrica de processamento de água “Vale do Longa”. No Longa do Kwando-Kubango, Higino Carneiro viu inaugurado, no seu mandato, o projecto agrícola “arroz do Longa”.
Sem desprimor pelos seus antecessores, o KK do pós Higino será diferente e melhor daquele que encontrou, a contar com o seu dinamismo e confiança que granjeou ao nível dos centros de decisão do país. É a quem trabalha que se conferem poderes.
Higino e o KK são o homem e a província de quem se fala.

Sem comentários: