Translate (tradução)

sexta-feira, maio 31, 2013

EM DEBATE: "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ELEVAÇÃO ACADÉMICA E CULTURAL DO ESTUDANTE".

O escritor e jornalista Tazuari Nkeita, José Caetano de nome próprio, aceitou o convite que lhe foi formulado para no dia 05 de Junho dissertar aos estudantes da Escola Superior Politécnica da Lunda Sul e outros convidados sobre "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ELEVAÇÃO ACADÉMICA E CULTURAL DO ESTUDANTE".
 
A palestra marcará a constituição formal do Núcleo de Amigos da Leitura e Literatura da Lunda Sul que conta com o apadrinhamento da Escola Superior Politécnica, afecta à Universidade Lweji A Nkonde.
 
- Se está a residir na Lunda Sul ou estiver nesta província, no dia 05 de Junho, sinta-se convidado e passe a palavra a demais interessados.
Pretendemos casa cheia.
 
Data: 06/06/2013
Local: Anfiteatro da ESPLS
Hora: 10h00
 
Contamos consigo e com seus convidados.

sábado, maio 25, 2013

LEITURA NA HORA H

  • Trinta e nove anos depois do meu nascimento, alegria maior não teria sentido.
     Primeiro as felicitações antecipadas dos meus amigos factuais e virtuais. Depois a materialização de um sonho que era oferecer livros a uma biblioteca infantil comunitária da Lunda Sul.
    Escrevi o livro "Manongo-Nongo" com a pretensão de angariar um patrocínio e oferecer toda a tiragem a bibliotecas infantis. Não obtive patrocínio mas custeei a produção de 1000 exemplares e metade foram vendidos, estando a outra metade em ofertas sucessivas.
     
  • Ontem, 24 de Maio, fiz a primeira oferta em média escala. Mais de cinquenta livros oferecidos à Biblioteca Infantil Comunitária que catoca (meu patrão do momento) inaugurou na aldeia de Caxita-Mwandonji, município de Saurimo. Foi o realizar de um sonho.
    Quem me dera ter algo para ler na minha primeira infância!

sexta-feira, maio 24, 2013

MOMENTO PRÉ-NATAL

Já é órfã de mãe, há dois anos, e perdeu o pai há uma semana. Está grávida e sente dores tortas. Maria Canhanga nem chorar consegue (a tradição exige que as lágrimas sejam visíveis e mantidos os caminhos no rosto por elas traçados).
 
Minha mãe, Maria Canhanga,  não sabe se chora a perda do pai, Soba “Ngana Ngunji”, regedor do Kuteka, ou se procura por um lugar mais calmo a fim de preparar o nascimento do seu primeiro filho. As atenções da aldeia de Bango de Kuteka estão viradas nela.
Aconteceu há 39 anos, num dia como hoje.

quarta-feira, maio 15, 2013

UM CANTO À ESTAÇÃO SECA




Kasimbu nosso do cieiro, do frio, do vento seco.
Venha!
Aguardamos por ti com nossas samarras, nossos panos e kapulanas, nossos casacos e mbirikitis.
Não está aqui quem te desdenha!
Kasimbu nosso, traz fartura nas caçadas, nas pescas nas chanas, nos rio sem água, nos lagos límpidos e nos mares agitados de ventos longos.
Para afugentar frio guardamos lenha!

Kasimbu nosso de cada ano, trás noites estreladas para nossos serões de ana-a-ndenge.
Que todos dias se empenham!


sábado, maio 04, 2013

LIBOLO: DE CHACOTA GERAL A ORGULHO NACIONAL

  • Depois de um longo silêncio, traço hoje algumas linhas sobre o Recreativo do Libolo, equipa da minha circunscrição natal.
  •  - No Girabola, à décima jornada,  embora com 2 jogos em atraso, fruto da nossa participação nas Afro-Taças, estamos entre as piores equipas. Com 8 jogos disputados o Libolo, bi-campeão angolano de futebol, soma apenas 5 pontos e ocupa a última posição da tabela classificativa, numa competição em que o líder, com 10 jogos, já soma 26 pontos.
  • - Na Liga dos Campeões Africanos estamos entre as melhores. O Recreativo do Libolo apurou-se, a 04 de Maio de 2013, à fase de grupos, depois de ultrapassar o Enugu Rangers da Nigéria por um agregado de 3-1.
  • De motivo para chacota geral, o Libolo passou a orgulho nacional.  Para mim, terminou a hibernação.
  • O LIBOLO NÃO MORREU. ESTÁ A CAMINHO!

quinta-feira, maio 02, 2013

RESPONSABILIDADE SOBRE TEXTOS NÃO ASSINADOS NOS SITES

A quem recai a responsabilidade material e civil por um texto/artigo divulgado num site público ou institucional, em que a matéria (artigo), não assinada pelo autor, belisque o campo do alheio?
Essa questão colocada a um jurista sénior da nossa praça (Luanda) surge a propósito de muitos textos de opinião, cujo conteúdo se dirige a pessoas (singulares ou colectivas), aparecerem em sites institucionais sem que os seus autores sejam identificados. Veja o que nos diz o jurisconsulto Nguvulo Makatuca: "não havendo assinatura, a responsabilidade seria da publicação. No caso, do órgão que haja publicado a matéria. Caberia a este órgão fazer a prova de que a responsabilidade seja de terceiro. Daí o facto de os órgãos deverem sempre identificar o autor da matéria, mesmo nos casos em que este opte por agir sob anonimato”.
O jurista prossegue ainda que,  neste caso, estaríamos perante uma responsabilidade objectiva (independente de culpa) devido os benefícios obtidos pelo órgão com a publicação da matéria. Caso o autor estivesse identificado, haveria responsabilidade solidária de ambos.
 A parte lesada pode, segundo NM, demandar qualquer um deles (em regra a parte com melhores condições para reparar o dano), podendo esta, a demandada,  exercer o direito de regresso sobre a outra parte, caso prove que o dano tenha sido causado por culpa exclusiva da outra parte. A responsabilidade do meio que publica um texto de opinião que lese interesses de terceiros legalmente salvaguardados fica sempre difícil excluir, a menos que o tenha feito com a menção expressa de que não assumia qualquer responsabilidade sobre o conteúdo dos textos assinados.

Caro colega (jornalista), ilustre gestor de Site/media, fica então o conselho e preste atenção ao que é publicado sem assinatura. À partida, todo o texto não assinado é da estrita responsabilidade do órgão que o veicula, sendo demandado, no caso, o director/responsável da publicação.