Translate (tradução)

sábado, julho 05, 2014

O ONTEM COGNITO E O HOJE

Hoje deu-me vontade de escrever sobre:
- O tempo em que algumas pessoas pediam "trapos" emprestados de amigos e parentes para irem bem apresentados às festas, eventos e ou mesmo à igreja. Era tudo pedido e entregue com naturalidade. Ninguém se embirrava ou fofocava.
- Quando os fogareiros com esticadores na brasa preenchiam as vagas dos inexistentes salões de beleza;
- Quando havia manos a usarem o mesmo par de sapatos para a escola, esperando-se na esquina combinada para a troca dos pisos.
- Quando os homens cortavam-se o cabelo uns aos outros, evitando as barbearias que não eram para todos.
- Quando o arroz era medido em copos antes de ser colocado na panela, havendo, entretanto, mais comida para visitantes e vizinhos famintos. Hoje grande parte da comida vai ao lixo.
- Quando a água era transportada à cabeça ou nos carros de mão, a grandes distâncias, mas havia sempre um copo de água para o transeunte acossado pela sede. Até água fresca havia para o vizinho chegado do serviço…
- Quando moedas metálicas ainda tilintavam nos balaios das igrejas e quase todos os templos tinham órgãos e pianos.
- Quando as crianças choravam para não faltarem à igreja ou actividades religiosas como a EBF (escola bíblica de férias). Hoje algumas têm de ser pagas para acompanhar os pais à igreja!
- Quando não havia carros para todos. Nem táxi e nem boleias, mas os ensaios dos coros aconteciam a hora certa e quase faltava espaço na igreja para acomodar os coros.
- Quando os pastores tinham tempo para aconselhar a comunidade e os jovens, sobretudo, e eram “espelhos” perante as suas “ovelhas”.
- Quando os pais o eram de facto, servindo de exemplo, de educadores e conselheiros para toda a miudagem.
E hoje?

Sem comentários: