Translate (tradução)

segunda-feira, agosto 04, 2014

LENTOS OU QUASE PARADOS


Depois de substanciais melhorias, há quatro ou cinco anos, resultado da construção da "autoestrada" com  duas faixas em cada sentido e com as novas urbanidades ainda desabitadas, eis que o trânsito automóvel em Luanda volta a piorar dia após dia.
Basta notar que faz-se cada vez mais tempo na estrada para se chegar ao destino. No notar quantos carros entram mensalmente e quantas ruas ou estradas são melhoradas.
Importa verificar  que mesmo se tendo exigido o pagamento do seguro automóvel, que se apregoava que viria a diminuir a quantidade de carros na via, a coisa tende a piorar.

Basta ver quantas ruas estão esburacadas e aguardando pela chegada da chuva para piorar. Ressalta olhar para a quantidade de pessoas que atravessa pela plataforma rodoviária, por falta de passadeiras superiores (pontes) ou ignorância dessas aí onde elas existem.

Vejo também acções como a selagem e resselagem de ruas interiores de alguns bairros como o de Viana. É bom porque tal acção alarga o casco urbano e descongestiona o trânsito. Mas é preciso que sejam construídas infraestruturas para drenagem de águas pluviais à dimensão dos fluxos e que se faça uma manutenção preventiva e correctiva permanente a fim de que tais vias e não se degradem antes mesmo da conclusão das obras.
É também necessário que se reparem as estradas e ruas interdistritais e intermunicipais, paralelas às que existem hoje, conferindo opções aos utentes das vias e maior fluidez do trânsito.
Hoje, quem sai do Largo da Independência à vila de Viana tem apenas uma opção, uma via, que é a Deolinda Rodrigues (Estrada de Catete). O mesmo se passa em relação a Mutamba/Cazenga cujo transito passa única e obrigatoriamente pela Hoji-ya-Henda (Avenida Brasil), Da Baixa/Bungo a Cacuaco também só se pode passar pela Boavista-Petrangol, sendo que o acesso a "autoestrada" fica obstruído pelos inúmeros congestionamentos até a atingir (visto ser apenas via circundante). Custará tanto assim projectar outras vias de igual dimensão e valor?
Já há quem faça duas horas do Dondo a Viana e quatro horas de Viana a Maianga. No mínimo isso era de evitar pois de Luanda ao Dondo são 186 Km e de Viana a Maianga apenas uns 15.
 
Da forma como as coisas se apresentam iremos e voltaremos cada vez mais lentos.
 

Sem comentários: