Translate (tradução)

segunda-feira, março 02, 2015

É LÍCITO QUE UM CRISTÃO METODISTA TENHA BENS MATERIAIS?


08.02.2015
Aleluia, Igreja!

Ciseke cinji ngun’evu (é imensa a alegria que sinto).
Oremos a Deus: hino 10 em Português, hinário Povo Cantai!
(Vem Espírito Divino, grande ensinador…)

Agradeço ao Pastor e a direcção da Igreja por me terem cedido o púlpito e ser usado como instrumento na transmissão e reflexão da palavra Santa. Trago como tema desta manhã o tema: A BUSCA DA VIDA E DA PROSPERIDADE
E começo com perguntas cujas respostas vão conduzir a nossa reflexão.
  • É lícito que o cristão Metodista tenha bens materiais?
    > Que fazer para que tenhamos vida saudável prosperidade material na terra e lugar reservado no reino de Deus?
  • Disse Jesus, em Mateus 7:7-12, aos seus discípulos:
    “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.
    - Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.
    E perguntava o mestre aos seus doze discípulos, a mesma pergunta que faço aqui aos irmãos.
    Aleluia!
    - Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?
    - Mamã, quando o filho tem fome e pede comida, você lhe dá uma mandioca, uma batata, um pão ou uma pedra?
    - Resposta.
    E, se lhe pedir um peixe, (para acompanhar com xima) dar-lhe-á uma serpente?
    - Resposta
    Pois então dizia o mestre:
    - Se nós (homense mulheres) que somos maus, sabemos dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celestial. Esse  dará boas coisas àqueles que lhe pedirem. 
    Amados irmão,

  • Parece admirável a aula do Mestre! Ensina de modo claro, simples, utilizando situações e figuras do dia a dia. E é essa a melhor forma de podermos transmitir a palavra santa e buscar que ela seja entendida na sua plenitude.
  • Nesse texto, Jesus quer mostrar o grande amor de Deus pelo seu povo e por isso recorre à situação familiar, quando o pai é o encarregado de alimentar os filhos. E o mestre usa comparação entre pedras no lugar de pão, serpente no lugar de peixe...
    E a mesma pergunta que Jesus fez a seus discípulos, manda-me o espirito de Deus fazê-la à minha congregação.

  • Quem estaria em condições de enganar o seu filho, dando-lhe pedra em vez de uma mandioca, batata ou pão, ou dando uma serpente, em vez de um peixe?
  • O amor que sentimos pelos nossos filhos biológicos é menor em relação àquele que o nosso pai nutre por nós. Por isso, busquemo-lo e o acharemos. Batamos a sua porta e esta abrir-se-nos-á.
  •  “Pedi e recebereis!” Quem pede, recebe. Batendo à porta, ela se abrirá. O nosso pai é amoroso e temos um caminho para chegarmos a ele. Fazendo a sua vontade e pedindo em oração.
     Posto isso, queridos irmãos, volto à pergunta inicial.
    - É lícito que um cristão tenha bens materiais?
  • Encontramos na Bíblia Sagrada passagens que nos mandam que caso vendamos os nossos bens os levemos à casa do Senhor para que se tornem bens comuns, ou que levemos a décima parte dos rendimentos à casa do tesouro para que haja mantimentos…
  • No Antigo Testamento existem muitos exemplos de pessoas que Deus abençoou com bens materiais. Abraão, Job, David, Salomão, Jacob são alguns exemplos de pessoas que eram, de facto, proprietários de muita riqueza material, que veio de Deus. O sábio rei Salomão, diz-nos no Salmos 112:1-3 que “Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos rectos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.”
Vemos, caros irmãos que Deus não gosta nem deixa que seus filhos sofram.
Coloquemo-nos nos nossos lugares de pais e mães humanos.
O que é que não fazemos pelos nossos filhos bem comportados, aqueles que fazem a nossa vontade? Nós só não damos aquilo que não temos ou que sabemos que lhes pode fazer mal.
Se seguirmos o caminho que cristo nos indica, se amarmos a Deus, acima de todas as coisas, se amarmos ao próximo como a nós mesmos e fizermos aos outros, apenas aquilo que aceitaríamos que os outros fizessem a nós, teremos todas essas dádivas que a bíblia nos mostra e seremos, então, homens e mulheres abençoados.
    E diz-nos então o nosso texto conclusivo extraído em Mateus 6:33: Busquemos, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas que pedimos nos serão acrescentadas.
  • Não adianta buscar outros deuses, nem outra confissão religiosa que não seja a nossa. Deus está aqui. Está connosco. A solução para tudo quanto nos faltar é persistir em buscar, em oração, e fazer a vontade de Deus, o Todo-Poderoso.  

  • Hino 11 em Umbundu, hinário Povo Cantai! (Lovitima vi yela/tu sivayi Yehova…)

Deus abençoe a sua palavra.

Amem!

Sem comentários: