Translate (tradução)

domingo, janeiro 22, 2017

ENTRE CHORAR E VENDER LENÇOS

Diz um ditado popular que "Em tempo de crise, enquanto uns choram outros vendem lenços!"

Reflectindo sobre o alcance do ditado, no tempo em que nos encontramos, duas lições se podem retirar dessa frase:

1- Ficar parado, a lamentar, não resolve o problema da carência nem repõe o poder aquisitivo perdido pelas famílias. Devemos é pôr as cabeças em ebulição e pensar no que deve ser feito e como deve ser feito para se contornar a situação financeira do pais e das famílias que não é muito boa.
Disse o Ministro das finanças no seu discurso de fim de ano que "Estamos perante um novo normal" que é esse de carências em que "não devemos pensar nem agir como se estivéssemos na situação económica dos anos anteriores à crise do petróleo".

2- A ousadia intelectual, essa sim, faz com que aprendamos com a crise financeira e se faça dela uma oportunidade de fazer mais e melhor, sendo que aqueles que estagnarem "comprarão" os lenços para enxugar as lágrimas.


Estando no início de um novo ano, um novo ciclo, vamos então, em força,  ao trabalho. Vamos inovar no agir e fazer, pois "tolice é esperar por resultados diferentes quando se fazem as coisas do mesmo jeito".
Façamos com nossas equipas "uma chuva de IDEIAS", selecionando, depois, aquelas que nos pareçam as melhor elaboradas e mais arrojadas.

É tempo de planificar. Não vá a reboque das organizações. Seja você a locomotiva!

Sem comentários: