Translate (tradução)

segunda-feira, julho 24, 2017

AO ENCONTRO DA "MISSÃO SUBMERSA" DE MBANGU WANGA

Em 1878, pela vez primeira, pastores protestantes Baptistas surgiram em terras angolanas, através do Noqui e foram estabelecer-se perto de uma velha missão católica abandonada em S. Salvador do Congo.
 
Em 1880, surgem na faixa litorálica e nos subplanaltos e planaltos angolenses os missionários da Junta Missionária Americana que se estabelecem em Benguela, no Bailundo e no Bié ensinado a prática da agricultura, música, leitura, artes e ofícios, etc. Dizia o conselheiro Guilherme Augusto de Brito Capelo, em 1887 que «O procedimento destes missionários é irrepreensível e muito diferente do dos que estão em S. Salvador e noutros pontos da costa do Norte. Dedicam-se ao ensino, estudam o modo de se tornarem simpáticos, respeitam a autoridade constituída, e não consta que promovam a intriga…». Tratam-se dos percursores da IECA.
 
Em 1885 estabelecem-se os Metodistas — enviados pela Igreja Metodista Episcopal da América — em Luanda, donde irradiaram para Malange e Nova Lisboa. O pessoal desta consiste em dois homens e duas mulheres, com casas filiais no Dondo, Nhangue-à-Pepe, Pungo-Andongo e em Malange. Tanto numas como noutras o missionário mantém-se por si mesmo, quer professorando, quer trabalhando de ofício. Alguns apresentam diplomas de médicos, e nos pontos onde não há facultativo oficial, vão exercendo a sua profissão com grande contentamento dos habitantes. O ensino é em português, mas leccionam também francês, inglês e alemão». (CAPELO, Brito: Relatório cit., p. 84).

Em "Oiço passos de milhares", Emílio de Carvalho narra a expansão do Metodismo angolano chegado em Março de 1885, por obra do americano Willian Taylor, fazendo-se do mar ao interior, através do Kwanza. O autor assinala importantes Missões evangélicas "protestantes" como: Dondo, Nyanga-a-Pepe, Quiôngwa, Quessua e Quela, para além de Luanda, a "Missão-mãe".
Apesar desse roteiro (sintético), outros pontos de evangelização e até mesmo Missões terão sido criados ao longo do rio Kwanza, nas suas duas margens. O Bispo Gaspar Domingos, em entrevista a Angop (http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/minuto-a-minuto.html) diz que "outras pequenas missões  foram surgindo na área do Libolo e nos Dembos".
Uma visita que efectuei ao Kisongo, comuna do Libolo, onde a chama do Metodismo Unido se mantém acesa, apesar das peripécias vividas pela comunidade religiosa de Cambulungo, levou a revelações até então incógnitas por muitos irmãos metodistas de Angola.

1- A "Igreja" Cambulungo não é recente e já existia no tempo colonial, estando ligada à Missão de Mbangu Wanga, na margem Libolense do rio Kwanza, território do Quissongo/Kisongo (Artur Cussendala).

2- A referência à Missão de Mbangu Wanga é novidade, visto que a literatura conhecida sobre a expansão do Metodismo não se refere a ela.

3- A toponímia Angola confirma a existência da aldeia de Mbangu Wanga, na margem direita do Kwanza, tendo nela existido uma "pequena Missão protestante/metodista" que tomava o nome da comunidade.

4- A população da aldeia de Mbangu Wanga e demais circundantes foi realojada em outro local, seguro, dada a construção da hidroeléctrica de Lawka que inundou o espaço em que se achavam "as comunidades de Quissaquina, Bango-Wanga, Ginguri, Ulumbo, Quinguenda e Dala-Quiosa, que haviam sido implantadas nas margens do Kwanza" (http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2015/7/32/Cuanza-Sul-Mais-200-familias-serao-reassentadas-Quienha,0cc24609-b71c-4680-a7f9-7392b5a56d16.html).

5- Em contacto mantido com o empresário libolense  José Carlos Cunha, que frequenta aquela região, fiquei a saber da existência da Associação de Naturais de Mbangu Wanga.
 
6- João Francisco (62 anos), Carlos Correia (64 anos) e Júnior Armando (70) anos, todos naturais de Mbangu Wanga e membros da associação, confirmam o relato sobre a transladação da aldeia que guarda(va) os restos da Missão, sendo que "nos terrenos da antiga missão criou-se uma cooperativa agrícola".
 
Falta desvendar quando a "Missão" de Mbangu Wanga foi implantada na margem direita do Kwanza, em território do Libolo. Porém, já há suficientes vozes concordantes de que a mesma foi encerrada em 1961, depois de muitos dos seus integrantes (pastores, obreiros e crentes metodistas) terem sido alvo de perseguições e mortes pela PIDE.
 
Dada a "missão despertadora do homem angolano", os evangélicos ou metodistas foram tidos pela autoridade portuguesa como instigadores do nacionalismo, portanto, catalogados como "terroristas".
Depois de actos repressivos contra missionários e seus prosélitos, os alunos que ficaram sem mestre receberam um professor enviado pela Missão Católica de Calulo, leccionando apenas até à terceira classe, tanto aos estudantes abandonados da Metodista quanto aos da própria Católica.
 
Consta que dentre os que estudaram em Mbangu Wanga o destaque vai para o Eng. Bernardo Campos, sendo mestre Baptista Pedro Gabriel.
 
Hoje, a aldeia de Mbangu Wanga não tem sequer uma Classe (espécie de capela) Metodista. Apenas a aldeia de Quienha, que dista aproximadamente quinze quilómetros (comuna do município de Moussende) mantém acesa a chama e a obra evangelizadora Metodista.
 
Da antiga "Missão" de Mbangu Wanga ainda restam, segundo meus narradores (Júnior, Correia e João) escombros do que foi a igreja-escola e a casa pastoral, tutelados, na altura, por pastores negros, recebendo visitas regulares de missionários americanos que se encontravam na Missão de Quiôngua (margem esquerda do Kwanza, Malanje), sendo, à data, André Dias dos Santos o tradutor dos missionários americanos que para lá se deslocavam periodicamente.
Para além dos equipamentos imobiliários acima citados a "Missão" também possuía lavras que atendiam o sustento dos missionários.

Texto publicado no Jornal Cultura (Angola) edição de 15 a 28 de Agosto/2017 

Sem comentários: