Translate (tradução)

quinta-feira, agosto 24, 2017

AO DEBATE: ANTES E DEPOIS DE VOTAR

Nota prévia:
Discutíamos de forma saudável e urbana sobre a impertinência de, na próxima legislatura se poder ou não rever a Constituição da República e "acomodar" o principio da eleição dos deputados pelo ciclo provincial em função da proporcionalidade do seu número de eleitores. Dizia eu que "não fazia sentido que o Bengo eleja mesmo número de deputados (cinco) que Luanda", sendo a capital do país a principal praça eleitoral, com cerca de um quarto do total de eleitores. O debate ia animado (ele defendendo a regra em uso e eu o contrário), até que chegou "o dia do voto", 23 de Agosto/17, tendo decretado uma "pausa" para que pudéssemos pensar em outras coisas mais imediatas. E assim escrevi:

"Permito-me ainda abusar o meu amigo Carlos Calongo Adão, jovem inteligente de Catete, região que já pertenceu à província de Luanda, passando ao Bengo e que no correr do tempo e das transformações político-administrativas voltou a ser parte de Luanda. Eu também, oriundo e natural do Libolo, sou agora o quarto vizinho de Luanda, bem colado à Kisama (Quissama).

E é assim:

Duas lambisgoias bêbadas e perdidas, dizia uma à outra em semelhante estado:

- Amiga, quero saber onde estamos e aonde vamos.

- Não precisas saber. - Respondeu a outra

- Por que razão?

- És profissional de sexo, por que te interessa saber aonde vais?

- É para que me possa orientar na hora do regresso à casa.

- Tu precisas é de clientes e mais copos... - Dizia a conformista.

- Disso sei, mas... Quando acabar o álcool e os clientes, como me orientarei?

- Por acaso decidimos mudar de profissão? – Retorquiu a conformada.

- Até que não. Mas… não precisaremos nunca nem de mudar de tangas?

- Tangas?

- Sim, roupas maquiagem, higiene íntima, externa, tudo o que nos faz mulher e traz clientes que conjugam o verbo ter.

- Basta que tenhamos clientes e dinheiro. Tudo se compra no momento.

- E os banhos?

- Já te disse, Maura. Se vier um cliente que te leve a um hotel chique você toma o duche. A roupa compras na boutique. Casa pra quê? Acorda jovem.

- Mingota, sua tonta, e quando tiveres saudades dos teus irmãos também os vais transformar em clientes?

A conversa teve mais detalhes. Elas é que tomaram destinos diferentes já que o desentendimento levou cada uma delas ao seu caminho.

No caso prévio, eu e o meu amigo Carlos Calongo Adão, também fomos a caminho do voto e voltaremos à conversa tão logo haja reencontro".

Texto publicado pelo Jornal de Angola de 01/11/2017

Sem comentários: