Translate (tradução)

sexta-feira, dezembro 15, 2017

PROCURANDO POR MABUBAS

ou
APRECIANDO A BELEZA DE "SUNDI"
Deixando Caxito, invertendo a marcha a caminho do Uije, quem atravessa o Rio Dande é atraído por uma cascata. Os curiosos que adentram a picada só se dão conta que é artificial, depois de conferirem o engenho humano casado com a obra da natureza. Julgava ser a barragem das Mabubas que fica a montante da cascata em descrição.
Depois da foto, básica, sem tempo para "explorar" o espaço, cavei, de regresso à açucareira. Mas, não distante ainda da represa, a curiosidade gritou alto em mim e perguntei a dois transeuntes:
Jovens, boa tarde. Como se chama esse local?
Eram rapazes, entre a adolescência e a juventude plena. Respondeu um deles, o mais descomedido.
- É sundi, kota.
Fiquei a matutar. Sundi? Pronto. É sundi. É ele quem mora aqui.
- E, Mabubas onde fica? Indaguei, algo inconformado com a resposta recebida.
- É mais em cima. Respondeu diligente o muzangala.
No caminho, entre a represa que humedece a vila e os campos agrícolas nela inseridos, só "sundi" me girava à cabeça. Nenhum outro vocábulo que lhe fosse parecido ou próximo na língua dos portugueses. Aventei apenas uma proximidade com um dislate em língua Ucokwe. Mas a descontinuidade geográfica desaconselhou ir por aquele caminho.
De novo na açucareira, e já com o bom do meu amigo António Quino, a conversa sobre o ponto visitado tangencialmente naquele curto intervalo voltou à mesa.
- Epá, dizia ele, temos, aqui no Bengo, uma localidade designada Nsudi mas, pelas referências que me dás e pelo pouco tempo que fizeste em regressar, só podias estar no açude!
E não é mesmo que estive no açude?!
Em dívida fica a promessa e o desejo de visualizar a barragem hidroeléctrica das Mabubas que fica a não muitos quilómetros do açude, à montante, onde não pude entrar por se aguardarem "segundas ordens superiores". As primeiras, para não permitir a entrada de visitantes, disseram, "eram recentes". Porém, de lá saí com a boa nota sobre a cidade que aos poucos se ergue à volta do empreendimento. É zona arejada, imprópria para inundações, própria para um escoamento hídrico sem muitas engenharias e carestia.
Até já, Bengo Bangão.

Texto publicado no jornal Nova Gazeta de 21/09/2017

Sem comentários: