Translate (tradução)

sexta-feira, dezembro 08, 2017

VOX POPULI VOX DEO

É assim. Quando o povo fala, falou mesmo. Se dá nome, esse nome pega. Discutir porquê?
Os autocarros de transporte público são novos. Novinhos em folha, ainda. Chegaram no memento em que os angolanos se preparavam para ir a voto. Quem ganhou as eleições, quartas em Angola, já ganhou a fama de os ter trazido para resolver uma das grandes carências que o povo tinha.
Os machimbombos são vistos todos os dias a circularem limpos, cheinhos e organizados. Nas paragens, voltaram as filas, quase sempre ordeiras, tirando umas três senhoras (tratadas por cavalonas) alí pelas partes do Kilamba, que quando chegam atrasadas à paragem fazem kavuanza até desestruturarem as filas que encontram organizadas. Essas "tias"são bem conhecidas e mal-amadas dos estudantes das escolas do Kilamba que tanto delas reclamam como as conhecem nominalmente.
Os utentes dizem que os novos autocarros (um deles na imagem) são melhores e os seus supervisores são ágeis. Não demoram muito para encher e partir. Também atribuem nomes a outras transportadoras, mas hoje escrevo somente sobre os chamados "Jey Ló". Pronto. Foi o povo quem os apelidou de "Jey Ló". Em respeito ao nosso dirigente máximo, só nos resta preservar o que custou dinheiro ao Estado para que dure mais tempo. Nada de kavuanzas e boa viagem.

Sem comentários: