Translate (tradução)

segunda-feira, janeiro 22, 2018

TUDO COMEÇOU NO PORT'AMBOIM

Quando os meus amigos de Benguela começaram, na brincadeira, a hostilizar-me sobre as lamas e poeiras das cidades kwanza-Sulinas do Sumbe e Porto Amboim, parecia-lhes que eu, libolense-kalu-kacokwe-etc, não encontraria escapatória para levar a água ao meu moinho, nem argumentos para a sustentar. Ledo engano dos manos benguelense.
E fui peremptório:
- Mesmo que vocês se tenham lavado no Bocoio, para aonde, me disseram que, migraram os bruneiros do Ndombe, não vão derrubar o "Power" dos meus conhecimentos. E comecei a "desmontá-los assim:
- O que faz de Benguela uma cidade muito conhecida ou que alcunhas tem?
- O Porto do Lobito, as acácias rubras, o flamingo e o Ndombe Grande. - Respondeu um, o que se mostrava mais atrevido a estigar-me.
- Qual foi o trajecto dos Portugas que construíram as cidades litorâneas de Angola? - Voltei a questionar.
Nisso, o que se mostrava mais cauteloso e, por sinal o mais estudado, começou a viajar pelo "disco duro" que carregava na parte encefálica e respondeu:
- Ora, vejamos, Diogo Cão e os seus sucedâneos vieram pelo norte e foram navegado mar abaixo. Pressupõe terem fundado antes as cidades mais a norte da nossa e, assim, sucessivamente, seguindo-se as do interior.
Posto isso, voltei a indagar ao grupo "se conheciam a velha Benguela ou Benguela Velha" e o Samuku, o tal ngimbola inteligente, foi de novo ao seu disco duro e respondeu:
- Foi Port'Amboim, mais velho.
- Então, se:
a) a cidade do Porto Amboim foi a primeira Benguela (nome que provém da corrente com o mesmo nome) ou Benguela Velha, como ficou gravado na História e nos Marcos;
b) Porto Amboim tem acácias rubras;
c) Não se vêem flamingos, mas contam-se estórias sobre tais aves que abundavam na baia e reentrâncias da região de Benguela velha (porto Amboim);
d) o mais velho Kakwete, afamado bruneiro de todos os tempos, era kwanza-sulino e fez tropa no Ndombe onde ensinou a arte do brune;
Vocês vêm dizer que o filho, nesse caso Benguela e tudo o que tem de bom, é melhor do que o pai Porto Amboim?
E foi um velho transeunte quem fechou a conta.
- Para o filho ser bom é porque o pai foi ou é excelente!

Publicado no jornal Nova Gazeta, 01.02.18

Sem comentários: